Pular para o conteúdo principal

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: AS FERRAMENTAS DO APRENDER


NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: AS FERRAMENTAS DO APRENDER[1]
 Renata de Oliveira Sbrogio[2]
Há pouco tempo atrás discutia-se como seria feita a inclusão da informática em sala de aula, as disparidades sociais que ela traria visto que, nem todas as instituições escolares poderiam se equipar igualitariamente, seus benefícios e malefícios, enfim... Passados estes momentos de dúvida nos deparamos no momento exato em que já vivemos o futuro outrora sonhado e, algumas escolas já se equipam com lousas digitais e pontos de conexão para notebooks dos professores ditos para “facilitar” e agregar recursos não encontrados nas limitadas bibliotecas escolares de hoje.
Para Cox, 2003:
Sob a benção de inúmeras justificativas as máquinas de processamento invadem as salas de aula. Em posse de teclados, monitores, mouses, disquetes, drivers, impressoras e softwares, resta à escola discutir e descobrir o que fazer com esses inovadores equipamentos.  
Porém, além do preparo físico-ambiental e aquisição de equipamentos modernos existe algo mais importante a ser incorporado neste processo: a formação docente, no preparo do conhecimento e das habilidades do professor que irá ocupar a operação dos hardwares e softwares utilizados em sala de aula.
Tecnologia Educacional: ferramenta do aprender
 É importante compreender que a tecnologia, ou informática na educação, não deve ser compreendida, nem posicionada, sob a ótica de ser uma nova pedagogia, nem mesmo as pedagogias atuais (Pedagogia do Amor, Aprender a Aprender, entre outras) a que se propõem os novos padrões de educação devem, de forma alguma, servir de referência para a tecnologia na educação.

Tecnologia e informática na educação devem servir como “ferramentas” necessárias para a melhoria nas condições de ensino, facilitação na mediação de conhecimento, interatividade entre educador e aluno, elo de união fora do ambiente escolar, melhoria na qualidade do ensino e do conhecimento apresentado em sala de aula, entre outras possibilidades infinitas que a tecnologia pode oferecer à educação.

Entre as muitas melhorias que as novas tecnologias podem arremeter ao ensino podemos citar:
Contribuições possíveis para a formação dos alunos:
- Estimular os estudantes a desenvolver habilidades intelectuais;
- Aguçar o interesse em aprender além de conseguir uma maior concentração do aluno;
- Estimular a busca de mais informação sobre um assunto e de um maior número de relações entre as informações; 
-Promover a cooperação e aproximação entre estudantes fora do ambiente escolar.
Contribuições possíveis para a função do educador:
- Obtenção rápida de informação sobre recursos instrucionais;
- Maior interação com os alunos do que nas aulas tradicionais;
- Tornar o conhecimento cada vez mais atualizado e em processo de constante pesquisa;
- Maior aproximação com o mundo real dos alunos, tornando possível e melhor a mediação do conhecimento almejado.

É a partir destas possibilidades que espera-se posicionar corretamente os problemas e também as soluções para que alunos e educadores possam usufruir de todas as vantagens do uso da tecnologia na educação, uma vez que ainda se faz uso, desta mesma tecnologia, na tentativa apenas de educar o indivíduo para a cidadania e para o mundo do trabalho.

Nossas crianças já nascem usando a tecnologia, nos seus brinquedos interativos movidos a botões, luzes e sons, nos seus carrinhos de controle remoto cheios de funções, nos seus “bichinhos virtuais”, etc.

Ninguém melhor do que estas crianças, nativas digitais, estarão preparadas para o mundo do trabalho quando esta hora chegar. Mas, terão elas adquirido conhecimentos suficientes e satisfatórios para complementar as habilidades tecnológicas adquiridas ao longo da sua vida? É neste momento que entra o professor, mediador do conhecimento e do conteúdo empírico e vivencial que irá completar os saberes do educando tornando um ser mais completo e preparado. 
REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, Fernando José de. Educação e Informática: os computadores na escola. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 126).
 CANHOTO, Américo Marques. Educar para um mundo novo. São José do Rio Preto: Ativa, 2003.
 COX, Kenia Kodel. Informática na Educação Escolar. Campinas, SP: Autores associados, 2003.  ( Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 87)
 DEMO, Pedro. Educação Hoje - "Novas" tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.
 KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007. (Coleção Papirus Educação).
 ______. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 6. ed. Campinas: Papirus, 2008. (Série Prática Pedagógica).



[1] Este artigo, agora revisado, foi publicado originalmente no blog Ateliê de Educadores, no dia 28 de fevereiro de 2011. Disponível em: http://atelierdeducadores.blogspot.com/2011/02/novas-tecnologias-na-educacao-as.html
[2] Pós Graduada em Tecnologias na EAD pela Unicid, Pós Graduada em Didática do Ensino Superior pela UNIRP, graduada em Educação Artística com Bacharelado em Desenho de Moda pela UNIRP, docente da Unilago nos Cursos de Comunicação e PedagogiaDesigner Gráfico | Arte Finalista. E-mail: renata_sbrogio@hotmail.com



Postagens mais visitadas deste blog

Atividades on-line: Sistemas do Corpo Humano

Vou reproduzir aqui uma dica, interessantíssima, do Blog Utilizando as Mídias na Educação , que é um blog que visito frequentemente para aprender mais e selecionar conteúdos importantes que repasso aos meus alunos da Pedagogia. Gostaria de deixar registrado meus sinceros agradecimentos à Prof. Fernanda Tardin, que é a autora deste blog, pelo excelente trabalho e pela ajuda incondicional ao nosso trabalho docente. Parabéns! Reprodução na íntegra: Descobri uma excelente dica no Blog Minha Caixa Mágica da querida Ana Paula. Atividades on-line para reforçar conteúdos de Ciências já estudados. Uma forma lúdica, agradável e sobretudo interativa de estudar. Sistema Circulatório Sistema Respiratório Sistema Digestório Sistema Urinário Aproveite para aprender bastante enquanto se diverte! Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/atividades.aspx , visitado em 04/11/11

Cursos online para horas complementares em Comunicação Social

   Todos os estudantes universitários sabem que precisam cumprir uma certa quantidade de horas complementares de atividades para concluir a graduação.    O problema é que, a grande maioria dos estudantes, não leva isso muito a sério e, quando chega ao último ano da graduação, está em situação bastante delicada com relação à isso, principalmente porque, além de ter que concluir as horas complementares está em pleno processo de estudo e escrita do tão famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).    Para dar uma ajudinha, deixo aqui alguns links com cursos online, que podem ajudar na complementação destas horas de forma mais prazerosa, pois é possível escolher um curso que seja de grande interesse do aluno e, também, de forma prática, pois a maioria dos cursos online permitem estudar no tempo livre.   Certifique-se de que quer realmente fazer o curso e de que sua faculdade|universidade aceita o certificado emitido pela instituição escolhida. Bons estudos! Links de cursos gratuitos

Portal EduKbr

O Grupo de Pesquisas KBr/PUC-Rio, em colaboração e  parceria da Affero – empresa de tecnologia voltada para a Educação desenvolveu o Portal EduKbr que é um ambiente educacional motivador, atraente, lúdico e seguro que apresneta sites temáticos, nos quais são apresentados  conteúdos e propostas de qualidade que integram diversas áreas do conhecimento. "Suas metas são estimular e desenvolver: a curiosidade, o bom uso das inúmeras  possibilidades da web, o prazer de pesquisar, a prática do trabalho cooperativo, e a  consciência crítica e reflexiva para a formação de cidadãos participativos, sujeitos e transformadores para atuarem na nova Sociedade da Informação." Entre os conteúdos e atividades relacionados no portal podemos encontrar links para os seguintes sites: Arte Manhas, Bubudad@ , Celeiro de Projetos, Central de Comunicação, Colunas do Portal, Estúdio Web, Kiagito, Leitura & Escrita, Mochila nas Costas, Oficina de Aprendizagem e Profs Oline. V