quinta-feira, 22 de março de 2012

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: AS FERRAMENTAS DO APRENDER


NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: AS FERRAMENTAS DO APRENDER[1]
 Renata de Oliveira Sbrogio[2]
Há pouco tempo atrás discutia-se como seria feita a inclusão da informática em sala de aula, as disparidades sociais que ela traria visto que, nem todas as instituições escolares poderiam se equipar igualitariamente, seus benefícios e malefícios, enfim... Passados estes momentos de dúvida nos deparamos no momento exato em que já vivemos o futuro outrora sonhado e, algumas escolas já se equipam com lousas digitais e pontos de conexão para notebooks dos professores ditos para “facilitar” e agregar recursos não encontrados nas limitadas bibliotecas escolares de hoje.
Para Cox, 2003:
Sob a benção de inúmeras justificativas as máquinas de processamento invadem as salas de aula. Em posse de teclados, monitores, mouses, disquetes, drivers, impressoras e softwares, resta à escola discutir e descobrir o que fazer com esses inovadores equipamentos.  
Porém, além do preparo físico-ambiental e aquisição de equipamentos modernos existe algo mais importante a ser incorporado neste processo: a formação docente, no preparo do conhecimento e das habilidades do professor que irá ocupar a operação dos hardwares e softwares utilizados em sala de aula.
Tecnologia Educacional: ferramenta do aprender
 É importante compreender que a tecnologia, ou informática na educação, não deve ser compreendida, nem posicionada, sob a ótica de ser uma nova pedagogia, nem mesmo as pedagogias atuais (Pedagogia do Amor, Aprender a Aprender, entre outras) a que se propõem os novos padrões de educação devem, de forma alguma, servir de referência para a tecnologia na educação.

Tecnologia e informática na educação devem servir como “ferramentas” necessárias para a melhoria nas condições de ensino, facilitação na mediação de conhecimento, interatividade entre educador e aluno, elo de união fora do ambiente escolar, melhoria na qualidade do ensino e do conhecimento apresentado em sala de aula, entre outras possibilidades infinitas que a tecnologia pode oferecer à educação.

Entre as muitas melhorias que as novas tecnologias podem arremeter ao ensino podemos citar:
Contribuições possíveis para a formação dos alunos:
- Estimular os estudantes a desenvolver habilidades intelectuais;
- Aguçar o interesse em aprender além de conseguir uma maior concentração do aluno;
- Estimular a busca de mais informação sobre um assunto e de um maior número de relações entre as informações; 
-Promover a cooperação e aproximação entre estudantes fora do ambiente escolar.
Contribuições possíveis para a função do educador:
- Obtenção rápida de informação sobre recursos instrucionais;
- Maior interação com os alunos do que nas aulas tradicionais;
- Tornar o conhecimento cada vez mais atualizado e em processo de constante pesquisa;
- Maior aproximação com o mundo real dos alunos, tornando possível e melhor a mediação do conhecimento almejado.

É a partir destas possibilidades que espera-se posicionar corretamente os problemas e também as soluções para que alunos e educadores possam usufruir de todas as vantagens do uso da tecnologia na educação, uma vez que ainda se faz uso, desta mesma tecnologia, na tentativa apenas de educar o indivíduo para a cidadania e para o mundo do trabalho.

Nossas crianças já nascem usando a tecnologia, nos seus brinquedos interativos movidos a botões, luzes e sons, nos seus carrinhos de controle remoto cheios de funções, nos seus “bichinhos virtuais”, etc.

Ninguém melhor do que estas crianças, nativas digitais, estarão preparadas para o mundo do trabalho quando esta hora chegar. Mas, terão elas adquirido conhecimentos suficientes e satisfatórios para complementar as habilidades tecnológicas adquiridas ao longo da sua vida? É neste momento que entra o professor, mediador do conhecimento e do conteúdo empírico e vivencial que irá completar os saberes do educando tornando um ser mais completo e preparado. 
REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, Fernando José de. Educação e Informática: os computadores na escola. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 126).
 CANHOTO, Américo Marques. Educar para um mundo novo. São José do Rio Preto: Ativa, 2003.
 COX, Kenia Kodel. Informática na Educação Escolar. Campinas, SP: Autores associados, 2003.  ( Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 87)
 DEMO, Pedro. Educação Hoje - "Novas" tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.
 KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007. (Coleção Papirus Educação).
 ______. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 6. ed. Campinas: Papirus, 2008. (Série Prática Pedagógica).



[1] Este artigo, agora revisado, foi publicado originalmente no blog Ateliê de Educadores, no dia 28 de fevereiro de 2011. Disponível em: http://atelierdeducadores.blogspot.com/2011/02/novas-tecnologias-na-educacao-as.html
[2] Pós Graduada em Tecnologias na EAD pela Unicid, Pós Graduada em Didática do Ensino Superior pela UNIRP, graduada em Educação Artística com Bacharelado em Desenho de Moda pela UNIRP, docente da Unilago nos Cursos de Comunicação e PedagogiaDesigner Gráfico | Arte Finalista. E-mail: renata_sbrogio@hotmail.com



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