NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: AS FERRAMENTAS DO APRENDER
NOVAS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: AS FERRAMENTAS DO APRENDER[1]
Há pouco tempo
atrás discutia-se como seria feita a inclusão da informática em sala de aula,
as disparidades sociais que ela traria visto que, nem todas as instituições
escolares poderiam se equipar igualitariamente, seus benefícios e malefícios,
enfim... Passados estes momentos de dúvida nos deparamos no momento exato em
que já vivemos o futuro outrora sonhado e, algumas escolas já se equipam com
lousas digitais e pontos de conexão para notebooks dos professores ditos para
“facilitar” e agregar recursos não encontrados nas limitadas bibliotecas
escolares de hoje.
Para Cox, 2003:
Sob a
benção de inúmeras justificativas as máquinas de processamento invadem as salas
de aula. Em posse de teclados, monitores, mouses,
disquetes, drivers, impressoras e
softwares, resta à escola discutir e
descobrir o que fazer com esses inovadores equipamentos.
Porém, além do
preparo físico-ambiental e aquisição de equipamentos modernos existe algo mais
importante a ser incorporado neste processo: a formação docente, no preparo do
conhecimento e das habilidades do professor que irá ocupar a operação dos
hardwares e softwares utilizados em sala de aula.
Tecnologia
Educacional: ferramenta do aprender
Tecnologia e informática na educação devem servir como “ferramentas” necessárias para a melhoria nas condições de ensino, facilitação na mediação de conhecimento, interatividade entre educador e aluno, elo de união fora do ambiente escolar, melhoria na qualidade do ensino e do conhecimento apresentado em sala de aula, entre outras possibilidades infinitas que a tecnologia pode oferecer à educação.
Entre as muitas melhorias que as novas tecnologias podem arremeter ao ensino podemos citar:
Contribuições possíveis para a
formação dos alunos:
- Estimular os estudantes a
desenvolver habilidades intelectuais;
- Aguçar o interesse em aprender
além de conseguir uma maior concentração do aluno;
-
Estimular a busca de mais informação sobre um assunto e de um maior número de
relações entre as informações;
-Promover a cooperação e aproximação
entre estudantes fora do ambiente escolar.
Contribuições
possíveis para a função do educador:
- Obtenção rápida de informação sobre
recursos instrucionais;
- Maior interação com os alunos do que
nas aulas tradicionais;
- Tornar o conhecimento cada vez mais
atualizado e em processo de constante pesquisa;
- Maior aproximação com o mundo real
dos alunos, tornando possível e melhor a mediação do conhecimento almejado.
É
a partir destas possibilidades que espera-se posicionar corretamente os
problemas e também as soluções para que alunos e educadores possam usufruir de
todas as vantagens do uso da tecnologia na educação, uma vez que ainda se faz
uso, desta mesma tecnologia, na tentativa apenas de educar o indivíduo para a
cidadania e para o mundo do trabalho.
Nossas crianças já nascem usando a tecnologia, nos seus brinquedos interativos movidos a botões, luzes e sons, nos seus carrinhos de controle remoto cheios de funções, nos seus “bichinhos virtuais”, etc.
Ninguém melhor do que estas crianças, nativas digitais, estarão preparadas para o mundo do trabalho quando esta hora chegar. Mas, terão elas adquirido conhecimentos suficientes e satisfatórios para complementar as habilidades tecnológicas adquiridas ao longo da sua vida? É neste momento que entra o professor, mediador do conhecimento e do conteúdo empírico e vivencial que irá completar os saberes do educando tornando um ser mais completo e preparado.
REFERÊNCIAS:
ALMEIDA,
Fernando José de. Educação e Informática: os computadores na escola. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
(Coleção Questões da Nossa Época; v. 126).
[1]
Este artigo, agora revisado, foi publicado originalmente no blog Ateliê de
Educadores, no dia 28 de fevereiro de 2011. Disponível em: http://atelierdeducadores.blogspot.com/2011/02/novas-tecnologias-na-educacao-as.html
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