Pular para o conteúdo principal

IV Seminário de Estudos Críticos sobre Educação

IV Seminário de Estudos Críticos sobre Educação
“Trabalhadores da Educação: formação humana e compromisso político”

Data: De 07 a 12 de maio de 2012 Local: Auditório C - IBILCE – UNESP, São José do Rio Preto/SP


Organização: Marcos Rodrigues/Grupo de Estudos Filosofia da Práxis/SJRP/SP
Coordenação: Profª Drª Maria Denise Guedes – Departamento de Educação/IBILCE/UNESP - São José do Rio Preto-SP
 
Apoio: Departamento de Educação
IBILCE/UNESP - São José do Rio Preto-SP
FAPERP – Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto-SP
Grupo de Pesquisas e Estudos Marxismo, Educação e Cultura, UNESP/Rio Claro-SP
Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Estado Nacional, UFRR-Boa/Vista-RR

Sumário: 1 – Apresentação;
2 – Programação;
3 – Sobre as inscrições;
4 – Sobre as normas para envio de resumos;
5 – Publicação.

1- Apresentação
O Seminário de Estudos Críticos sobre Educação se consolida, em sua quarta edição, como um espaço de estudo, reflexão e análises marxistas das questões relativas à educação na sociedade capitalista. Nesse sentido, ao longo desses anos, tem contribuído com a formação dos trabalhadores e estudantes da educação e com pessoas das mais diversas áreas interessadas nesse debate. Em 2012, a partir do tema “Trabalhadores da Educação: formação humana e compromisso político”, o IV Seminário de Estudos Críticos sobre Educação visa refletir sobre as necessidades de formação e comprometimento político dos profissionais envolvidos com a educação em nosso país. Para debater esse tema contaremos com a participação de professores e pesquisadores que atuam em instituições escolares de educação básica e superior localizadas diferentes estados do Brasil: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Roraima. Portanto, convidamos todos os interessados a participar e contribuir com esse debate, no período de 7 a 12 de maio de 2012, no IBILCE/UNESP-CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP. A programação do evento contará com atividades culturais, palestras, mesa-redonda, minicursos e apresentação de trabalhos nas modalidades pôster e comunicação oral.


2 - Programação:

Segunda, 07/05

19h às 20h
Atividade Cultural: Teatro com a “Brigada de Teatro Brado”

20h às 20h30
Mesa de Abertura

20h30 às 23h
Conferência de Abertura
“Trabalhadores da Educação: formação humana e compromisso político”
Profº Gilberto de Souza, Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos – ILAESE

Terça, 08/05
14h às 18h
Minicurso I “Introdução ao pensamento de Marx”
Prof. Ms. Jean Menezes, doutorando UNESP/Marília/SP

19h15 às 23h
Mesa redonda “20 anos de educação neoliberal no Brasil: conseqüências e desafios para os trabalhadores da educação”
Profª Drª Ana Lucia de Sousa, UFRR/Boa Vista/RR
Profª Drª Áurea de Carvalho Costa, IB/UNESP/Rio Claro/SP

Quarta, 09/05

14h às 18h
Minicurso II “Educação como atividade mediadora do processo de formação do indivíduo”
Profª Drª Maria Denise Guedes, Departamento de Educação/IBILCE/UNESP

19h15 às 23h
Palestra: “A condição da mulher profissional da educação”
Prof.ª Janaína Rodrigues, Profª Rede Pública Estadual, São Paulo/SP, membro Coordenação da Nacional do Movimento Mulheres em Luta
Palestra: “As condições de trabalho no magistério paulista: a degradação de uma profissão e os seus reflexos no ensino”
Profª Eliana Nunes dos Santos, Profª da Rede Pública Estadual/SP, Diretora Executiva da APEOESP

Quinta, 10/05
14h às 18h
Minicurso III “Introdução ao pensamento de Vygotsky”
Prof. Dr. Paulo César Duarte Paes, UFMS/Campo Grande/MS

19h15 às 23h
Palestra: “A educação como mercadoria: produção, consumo e descarte
Profª. Ms. Vanessa Batista de Andrade, UNIOESTE/ Foz do Iguaçu/PR
Palestra: Educação contra o capital: a contribuição de Vygotsky
Prof. Dr. Paulo César Duarte Paes, UFMS/Campo Grande/MS

Sexta, 11/05
13h às 16h
Minicurso IV “Moral da história: narrativas, educação e política”
Prof. Dr. Antonio Rodrigues Belon, UFMS/Três Lagoas/MS

16h às 17h30
Apresentação de Trabalhos I - Painéis
Local: Saguão de Entrada do IBILCE

19h às 19h30h
Atividade Cultural: Violão Clássico com Gabriel Gurae Guedes Paes
Prof. de Filosofia na Rede Estadual em Rio Claro/SP

19h30h às 23h
Palestra: "Educação como autoconstrução e autoconsciência: teoria e prática na História"
Prof. Dr. Marcelo Gomes, UNIOESTE/Toledo/PR
Palestra: "Havia uma sala de aula no meio do caminho"
Prof. Dr. Antonio Rodrigues Belon, UFMS/Três Lagoas/MS

Sábado, 12/05
8h30 às 12h
Apresentação de Trabalhos II – Comunicação Oral
Local: Auditório C
(Favor chegar com no mínimo 15min de antecedência)


3 – Sobre as inscrições
Os inscritos receberão certificado de participação com carga horária de 45 horas, sendo que será necessário o comparecimento em no mínimo 75% das atividades. O certificado contém programação completa, nota de participação e rendimento.

Taxa de inscrição para inscrições realizadas até 4 de maio de 2012:
R$20,00 – alunos de graduação
R$25,00 – alunos da pós-graduação, professores e demais profissionais
Faça sua inscrição o quanto antes. Após essa data (4/5) e no primeiro dia do evento a taxa de inscrição passará à R$30,00 para todas as pessoas.

Vagas limitadas: 230
Obs: A verba arrecadada com as inscrições será destinada ao pagamento das despesas com os palestrantes convidados.


Locais de inscrição:

Pessoalmente:
De segunda à sexta feira, das 16h às 19h no saguão de entrada do IBILCE/UNESP de São José do Rio Preto, SP
Rua Cristóvão Colombo nº 2265 - Jd. Nazareth

Inscrições por email: 1º - Faça o recolhimento da taxa da inscrição na agência bancária abaixo.

Banco Itaú
Agência: 0045
Conta Poupança: 28.418-9/500
Marcos E. R. Alves

2º - Realizado o depósito enviar os dados ou o recibo escaneado juntamente como os dados pessoais:
Nome completo: (sem abreviações)
RG:
E-mail:
Instituição: (onde estuda ou trabalha)
Formação: (que curso fez ou esta fazendo)
Se é professor, aluno ou outro:
Se pretende ou não apresentar trabalho.

3º - Envie seus dados, mais o comprovante de depósito bancário escaneado com seu nome legível escrito para: educritica@ig.com.br


4º - É imprescindível para que sua inscrição seja efetivada que sejam enviados todos os dados solicitados. Após o envio, num prazo de no máximo 48h, o inscrito receberá uma mensagem confirmando sua inscrição.


4 – Sobre as normas para envio de resumos

ATENÇÃO!
PRAZO FINAL PARA ENVIO DE RESUMOS: 01 de maio de 2012
 
Enviar o resumo, juntamente com os dados pessoais e o comprovante de pagamento de inscrição para:

educritica@ig.com.br

Após o envio aguarde a confirmação do recebimento em 48h.

Normas para envio de resumos:
Os resumos devem ser escritos em Português no programa Word/ Windows 2003 (e anteriores) devem incluir título, autor(es), instituição, email, e conteúdo.
O conteúdo deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas com fonte Arial, tamanho 12, espaço simples. Margens de 3 cm (direita, esquerda, acima e abaixo).
Os resumos devem ter apenas uma página, sem utilização de nenhum gráfico ou tabela.
O título deve vir em letra maiúscula e negrito, seguido do nome(s) do(s) autor(es) e da(s) Instituição(ões) a(s) qual(is) pertence(m).
(Obs.: Co-autores e orientadores, caso necessitem de certificado, devem obrigatoriamente estar inscritos no seminário, mesmo que somente o apresentador do trabalho compareça). O resumo deve estar abaixo do cabeçalho. Deve ser objetivo e conciso e oferecer informações essenciais.

Eixos temáticos:
- Formação de Educadores
- Educação e Políticas Públicas
- Marxismo, História e Educação
- Pedagogia Histórico-crítica
- Educação, Literatura e Cinema
- Políticas Públicas e Serviço Social
- Educação, Arte e Emancipação Humana

Para maiores informações entre em contato:
Por email: educritica@ig.com.br
Ou pelos fones:
Marcos: (17) 3238-1271 / 9713-1587
Maria Denise: (17) 3221-2539 / 9712-8072

IMPORTANTE Só serão aceitos os trabalhos que chegarem junto com:
- Os dados pessoais do autor;
- O comprovante de pagamento da taxa de inscrição que, caso feito via depósito bancário, deve constar o nome legível do depositante na imagem do depósito.

5 – Publicações
Estamos providenciando o cadastro do caderno de resumos do IV Seminário de Estudos Críticos sobre Educação na Biblioteca Nacional e será enviado por email aos autores que comparecerem na apresentação dos trabalhos.

Atenção!
O autor que enviar o trabalho e não confirmar o pagamento da inscrição no evento até o dia 01/05/2012 não terá o resumo publicado no Caderno de Resumos.

Qualquer dúvida estamos a disposição por email: educritica@ig.com.br

 

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades on-line: Sistemas do Corpo Humano

Vou reproduzir aqui uma dica, interessantíssima, do Blog Utilizando as Mídias na Educação , que é um blog que visito frequentemente para aprender mais e selecionar conteúdos importantes que repasso aos meus alunos da Pedagogia. Gostaria de deixar registrado meus sinceros agradecimentos à Prof. Fernanda Tardin, que é a autora deste blog, pelo excelente trabalho e pela ajuda incondicional ao nosso trabalho docente. Parabéns! Reprodução na íntegra: Descobri uma excelente dica no Blog Minha Caixa Mágica da querida Ana Paula. Atividades on-line para reforçar conteúdos de Ciências já estudados. Uma forma lúdica, agradável e sobretudo interativa de estudar. Sistema Circulatório Sistema Respiratório Sistema Digestório Sistema Urinário Aproveite para aprender bastante enquanto se diverte! Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/atividades.aspx , visitado em 04/11/11

Cursos online para horas complementares em Comunicação Social

   Todos os estudantes universitários sabem que precisam cumprir uma certa quantidade de horas complementares de atividades para concluir a graduação.    O problema é que, a grande maioria dos estudantes, não leva isso muito a sério e, quando chega ao último ano da graduação, está em situação bastante delicada com relação à isso, principalmente porque, além de ter que concluir as horas complementares está em pleno processo de estudo e escrita do tão famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).    Para dar uma ajudinha, deixo aqui alguns links com cursos online, que podem ajudar na complementação destas horas de forma mais prazerosa, pois é possível escolher um curso que seja de grande interesse do aluno e, também, de forma prática, pois a maioria dos cursos online permitem estudar no tempo livre.   Certifique-se de que quer realmente fazer o curso e de que sua faculdade|universidade aceita o certificado emitido pela instituição escolhida. Bons estudos! Links de cursos gratuitos

Portal EduKbr

O Grupo de Pesquisas KBr/PUC-Rio, em colaboração e  parceria da Affero – empresa de tecnologia voltada para a Educação desenvolveu o Portal EduKbr que é um ambiente educacional motivador, atraente, lúdico e seguro que apresneta sites temáticos, nos quais são apresentados  conteúdos e propostas de qualidade que integram diversas áreas do conhecimento. "Suas metas são estimular e desenvolver: a curiosidade, o bom uso das inúmeras  possibilidades da web, o prazer de pesquisar, a prática do trabalho cooperativo, e a  consciência crítica e reflexiva para a formação de cidadãos participativos, sujeitos e transformadores para atuarem na nova Sociedade da Informação." Entre os conteúdos e atividades relacionados no portal podemos encontrar links para os seguintes sites: Arte Manhas, Bubudad@ , Celeiro de Projetos, Central de Comunicação, Colunas do Portal, Estúdio Web, Kiagito, Leitura & Escrita, Mochila nas Costas, Oficina de Aprendizagem e Profs Oline. V