Pular para o conteúdo principal

Google lança app grátis que otimiza tempo do professor

Reprodução:

Classroom promete melhorar a comunicação entre alunos e professores, criando e organizando tarefas escolares de forma rápida

Só quem é professor sabe o como é trabalhoso preparar tarefas escolares para os alunos. Além de gastar muito tempo criando e recolhendo as atividades, o educador ainda precisa carregar uma pilha pesada de trabalhos para serem corrigidos. Pensando nisso, o Google anunciou nesta semana uma nova ferramenta que pretende poupar o tempo dos educadores. Trata-se do Classroom, um aplicativo gratuito que permite organizar a distribuição de atividades e ainda facilita a comunicação com os estudantes.
O objetivo dessa ferramenta é tornar o dia a dia do professor mais simples, permitindo que ele ganhe mais tempo para explicar a matéria dentro da sala de aula, já que não precisam mais perder horas tirando cópias de tarefas e distribuindo atividades. Utilizando os recursos do Gmail, Drive e Google Docs, a ferramenta gerencia as tarefas escolares, oferecendo ao professor a possibilidade de acompanhar a execução dos trabalhos, tirar dúvidas em tempo real e manter as turmas organizadas.
WavebreakmediaMicro / Fotolia.com
Dentro do aplicativo é possível criar uma classe e matricular os alunos. Um vez que a lista foi definida, os educadores podem começar a partilhar suas atividades. Todo o conteúdo fica armazenado em pastas, que podem ser divididas e visualizadas por tarefas ou estudantes. No caso dos alunos, o material aparece catalogado por matérias, como física, matemática, biologia e assim por diante.
O Classroom será gratuito e terá versão disponível em 40 idiomas. O aplicativo fará parte do pacote Google Apps for Education, um conjunto de ferramentas oferecidas às escolas que permitem armazenar dados, hospedar e-mails, agendas e bate-papos. Entre os recursos disponíveis nesse pacote, estão o YouTube para escolas, Google Docs, Chrome, Goggle Acadêmico e Google Calendar para educação.
Atualmente, a ferramenta está em fase de testes. Segundo informações do EdSurge, algumas dezenas de escolas já têm utilizado uma versão piloto em aproximadamente 90 salas de aula. Para os professores que desejarem fazer parte desse período de experimentação da ferramenta, é possível preencher uma ficha de inscrição em https://classroom.google.com/signup.
Com base nos pedidos recebidos, o Google irá selecionar um número limitado de educadores para integrar o a equipe de testes. Esses educadores escolhidos receberão o convite em um mês. A partir de setembro – início do ano letivo no  hemisfério Norte – o aplicativo já deve estar disponível para todas as escolas que já usam o pacote Google Apps for Education. Os desenvolvedores interessados em colaborar na construção de novos recursos para o Classroom também podem se inscrever pelo site.

Link original: http://porvir.org/porcriar/google-lanca-app-gratis-otimiza-tempo-professor/20140508   

 
Tags:    // //

Postagens mais visitadas deste blog

Monte sua Biblioteca Virtual!

Dica muiiiiito legal do Blog Mídia8   Fonte : http://blogmidia8.com/biblioteca-virtual-html   (Reprodução) 465 e-books sobre comunicação, internet, redes sociais e web 2.0 para download Abaixo listamos 465 livros (a lista sempre irá crescer com a ajuda de vocês) em inglês, espanhol e, é claro, em português. É só você clicar no nome da obra para fazer o download da respectiva publicação, direto da página do blog @ midia8 no Issuu , Slideshare ou em outros lugares da web em que o material estiver disponível. Para uma ajuda, basta apertar ctrl + F e digitar o nome do livro. Boa leitura a todos! "Quer copiar a lista? Tudo bem, pode copiar. Mas pelo menos tenha a consciência de remeter um link para cá: http://blogmidia8.com/biblioteca-virtual-html . Não saia por aí dizendo que foi você quem montou porque não foi. Combinado? "   Na língua dos brazucas (português) Como escrever para a web (Guillermo Franco) O que é o virtual? (Pierre Lévy) Jorna...

Portal QEdu, da Fundação Lemann e Meritt Informação Educacional

(Reprodução)   Fonte: http://profissaomestreegestaoeducacional.blogspot.com/2012/11/fundacao-lemann-e-meritt-informacao.html     A Fundação Lemann e a startup Meritt Informação Educacional lançaram nesta terça-feira o portal QEdu , a maior plataforma de informações sobre a educação básica no Brasil . O portal permite que qualquer pessoa, especialista ou não, encontre dados sobre a qualidade da educação de forma clara e interativa, possibilitando conhecer a fundo o desempenho de nossos estudantes e os fatores a ele relacionados. Tendo como fontes a Prova Brasil e o Censo Escolar , o QEdu reúne informações detalhadas sobre cada escola, cidade e Estado do País , permitindo desde comparações simples até análises mais aprofundadas. Outro diferencial do portal é a disponibilização de um grande banco de dados sobre o perfil dos estudantes , diretores e professores , além de um detalhamento sobre as condições de infraestrutura e matrícula nas escolas. ...

Mentoria para 'Aprimoramento' de marca

  Este trabalho é um 'aprimoramento' da marca Animalesko (pois a ideia inicial veio dos membros criadores da marca), uma startup da área pet, da qual fui mentora no processo de aceleração Impulse. Após o desenvolvimento da marca, a identidade foi criada e as peças fundamentais para o projeto ganham vida aos poucos, após o resultado de uma pesquisa de mercado que os ajudou a pensar melhor sobre o público consumidor. É possível conhecer mais sobre o projeto no site, ainda em fase de desenvolvimento e final de processo de aceleração: aqui!