Pular para o conteúdo principal

Google lança app grátis que otimiza tempo do professor

Reprodução:

Classroom promete melhorar a comunicação entre alunos e professores, criando e organizando tarefas escolares de forma rápida

Só quem é professor sabe o como é trabalhoso preparar tarefas escolares para os alunos. Além de gastar muito tempo criando e recolhendo as atividades, o educador ainda precisa carregar uma pilha pesada de trabalhos para serem corrigidos. Pensando nisso, o Google anunciou nesta semana uma nova ferramenta que pretende poupar o tempo dos educadores. Trata-se do Classroom, um aplicativo gratuito que permite organizar a distribuição de atividades e ainda facilita a comunicação com os estudantes.
O objetivo dessa ferramenta é tornar o dia a dia do professor mais simples, permitindo que ele ganhe mais tempo para explicar a matéria dentro da sala de aula, já que não precisam mais perder horas tirando cópias de tarefas e distribuindo atividades. Utilizando os recursos do Gmail, Drive e Google Docs, a ferramenta gerencia as tarefas escolares, oferecendo ao professor a possibilidade de acompanhar a execução dos trabalhos, tirar dúvidas em tempo real e manter as turmas organizadas.
WavebreakmediaMicro / Fotolia.com
Dentro do aplicativo é possível criar uma classe e matricular os alunos. Um vez que a lista foi definida, os educadores podem começar a partilhar suas atividades. Todo o conteúdo fica armazenado em pastas, que podem ser divididas e visualizadas por tarefas ou estudantes. No caso dos alunos, o material aparece catalogado por matérias, como física, matemática, biologia e assim por diante.
O Classroom será gratuito e terá versão disponível em 40 idiomas. O aplicativo fará parte do pacote Google Apps for Education, um conjunto de ferramentas oferecidas às escolas que permitem armazenar dados, hospedar e-mails, agendas e bate-papos. Entre os recursos disponíveis nesse pacote, estão o YouTube para escolas, Google Docs, Chrome, Goggle Acadêmico e Google Calendar para educação.
Atualmente, a ferramenta está em fase de testes. Segundo informações do EdSurge, algumas dezenas de escolas já têm utilizado uma versão piloto em aproximadamente 90 salas de aula. Para os professores que desejarem fazer parte desse período de experimentação da ferramenta, é possível preencher uma ficha de inscrição em https://classroom.google.com/signup.
Com base nos pedidos recebidos, o Google irá selecionar um número limitado de educadores para integrar o a equipe de testes. Esses educadores escolhidos receberão o convite em um mês. A partir de setembro – início do ano letivo no  hemisfério Norte – o aplicativo já deve estar disponível para todas as escolas que já usam o pacote Google Apps for Education. Os desenvolvedores interessados em colaborar na construção de novos recursos para o Classroom também podem se inscrever pelo site.

Link original: http://porvir.org/porcriar/google-lanca-app-gratis-otimiza-tempo-professor/20140508   

 
Tags:    // //

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades on-line: Sistemas do Corpo Humano

Vou reproduzir aqui uma dica, interessantíssima, do Blog Utilizando as Mídias na Educação , que é um blog que visito frequentemente para aprender mais e selecionar conteúdos importantes que repasso aos meus alunos da Pedagogia. Gostaria de deixar registrado meus sinceros agradecimentos à Prof. Fernanda Tardin, que é a autora deste blog, pelo excelente trabalho e pela ajuda incondicional ao nosso trabalho docente. Parabéns! Reprodução na íntegra: Descobri uma excelente dica no Blog Minha Caixa Mágica da querida Ana Paula. Atividades on-line para reforçar conteúdos de Ciências já estudados. Uma forma lúdica, agradável e sobretudo interativa de estudar. Sistema Circulatório Sistema Respiratório Sistema Digestório Sistema Urinário Aproveite para aprender bastante enquanto se diverte! Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/atividades.aspx , visitado em 04/11/11

Cursos online para horas complementares em Comunicação Social

   Todos os estudantes universitários sabem que precisam cumprir uma certa quantidade de horas complementares de atividades para concluir a graduação.    O problema é que, a grande maioria dos estudantes, não leva isso muito a sério e, quando chega ao último ano da graduação, está em situação bastante delicada com relação à isso, principalmente porque, além de ter que concluir as horas complementares está em pleno processo de estudo e escrita do tão famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).    Para dar uma ajudinha, deixo aqui alguns links com cursos online, que podem ajudar na complementação destas horas de forma mais prazerosa, pois é possível escolher um curso que seja de grande interesse do aluno e, também, de forma prática, pois a maioria dos cursos online permitem estudar no tempo livre.   Certifique-se de que quer realmente fazer o curso e de que sua faculdade|universidade aceita o certificado emitido pela instituição escolhida. Bons estudos! Links de cursos gratuitos

Papyrus: editor de e-book

 Reprodução:   Papyrus: editor de e-book  Papyrus é uma ferramenta que permite criar facilmente um e-book de modo colaborativo. A plataforma permite exportar o livro no formato PDF, Kindle e e-pub. Uma vez a obra acabada, os autores, ou autor, podem colocar o livro à venda nas principais livrarias on-line. Acessei a versão teste do Papyrus e achei sua utilização muito simples, bastante clean e intuitiva. Na versão gratuita há o limite de 5000 palavras. O custo de criação de um livro completo é de 20 dólares. Publicado por Web para Educadores: http://webparaeducadores.blogspot.com.br/2013/06/papyrus-editor-de-e-book.html