Pular para o conteúdo principal

4 novos empregos que vão existir em 2025

 Muito bom para refletirmos!


Reprodução:

As novidades no mundo da tecnologia estão crescendo exponencialmente. E elas vão transformar a sociedade e também a ocupação das pessoas. Segundo Salman Khan, criador da Khan Academy, 65% dos empregos que os estudantes de hoje vão ter ainda não foram criados.
Em Nova York, a empresa de tendências Sparks & Honey compilou uma série de profissões do futuro que devem aparecer por aí em breve. A revista Fast Company organizou essas ocupações numa lista comentada por Terry Young, CEO da Sparks & Honey e agora o Porvir analisa essas novas funções a partir de seu potencial de influenciar ou ser influenciada pelo mundo da educação. Confira:

crédito Alpha Spirit / Fotolia.com5 novos empregos que vão existir em 2025
 
1 Gerente de Morte Digital (Digital Death Manager)
Life-logging é o processo de rastreamento de dados pessoais e será um estilo de vida, uma vez que as pessoas têm passado cada vez tempo conectadas. Segundo Terry Young, daqui a alguns anos, haverá um profissional cujo papel será o de transformar todo esse material deixado nas redes em histórias. E isso pode ser útil durante nossa vida para o marketing pessoal, mas também na morte. “Hoje isso acontece apenas com pessoas importantes. Andy Warhol tem uma fundação, por exemplo. Nós imaginamos isso chegando a outras pessoas que querem moldar o significado de seu legado”, diz o executivo.
Nota da Redação: O fato de os adolescentes, especialmente os brasileiros, passarem tanto tempo conectados os expõe a uma série de riscos na web. O uso consciente da internet, que vai permitir a construção de uma história digital segura dos usuários, é uma preocupação de uma série de instituições que trabalham com conscientização digital nas escolas. A organização Safer Net é um exemplo.

2- Mentor/tutor fora da escola (Un-Schooling Counselor)
O conceito de educação em anos engessados, nos quais se faz exercícios sobre conteúdos específicos e pré-determinados, vai acabar, afirma a Fast Company. O futuro terá mais diversidade. As pessoas vão poder estudar em locais diferentes, pelo tempo que for mais conveniente, terão maior liberdade e flexibilidade. E quem vai guiá-las são os mentores, que atuam dentro e fora da escola. “É a evolução dos tutores tradicionais para alguém que pode acompanhar essas mudanças”, afirma Young.
Nota da Redação: Novos programas educacionais já estão seguindo essa tendência. É o caso do Projeto Minerva, uma universidade global que inicia sua primeira turma neste ano e que tem como proposta ser itinerante. Como nas instituições tradicionais, seus cursos serão de quatro anos. O primeiro deles, de formação básica, ocorrerá nos Estados Unidos e nos seguintes os estudantes passarão por algumas das principais metrópoles do mundo que ainda estão sendo definidas. Cada aluno será acompanhado por um mentor, que ajudará o aluno a entender o seu papel na sociedade e as formas produtivas com que pode interagir com ela.

3 – Desorganizador Corporativo (Corporate Disorganizer)
As grandes empresas vão querer cada vez mais ser como as startups, que têm a inovação como vital para os negócios. Young diz que as corporações vão precisar de profissionais que as desorganizem, que introduzam um pouco de “caos organizado” em seus processos. “O desorganizador irá aproveitar os novos sistemas de economia colaborativa, criando maior fragmentação e um ecossistema mais distribuído”, afirma.
Nota da Redação: Muito já é falado sobre o impacto que as startups estão causando no mercado de trabalho e nos sistemas de ensino. Uma startup francesa, inclusive, a Planet Expat, tem como proposta incentivar jovens universitários a estagiarem nesse tipo de empresa nascente, justamente por serem ambientes que alimentam a inovação, o espírito empreendedor e a criatividade.

4 – Especialista em desintoxicação digital (Digital Detox Specialist)
A sobrecarga digital se tornará ainda mais opressiva. Isso vai abrir o caminho para as pessoas que podem ajudar a levar uma vida menos centradas em dados, ou que pelo menos ajudem a encontrar um equilíbrio melhor. Em alguns casos, podem até organizar centros de reabilitação digital.
Nota da Redação: Na verdade, eles já existem. O The Digital Detox é uma instituição que organiza eventos, programas de imersão e palestras sobre como encontrar o equilíbrio entre a vida on-line e offline e a importância disso para uma vida produtiva.

 

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades on-line: Sistemas do Corpo Humano

Vou reproduzir aqui uma dica, interessantíssima, do Blog Utilizando as Mídias na Educação , que é um blog que visito frequentemente para aprender mais e selecionar conteúdos importantes que repasso aos meus alunos da Pedagogia. Gostaria de deixar registrado meus sinceros agradecimentos à Prof. Fernanda Tardin, que é a autora deste blog, pelo excelente trabalho e pela ajuda incondicional ao nosso trabalho docente. Parabéns! Reprodução na íntegra: Descobri uma excelente dica no Blog Minha Caixa Mágica da querida Ana Paula. Atividades on-line para reforçar conteúdos de Ciências já estudados. Uma forma lúdica, agradável e sobretudo interativa de estudar. Sistema Circulatório Sistema Respiratório Sistema Digestório Sistema Urinário Aproveite para aprender bastante enquanto se diverte! Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/atividades.aspx , visitado em 04/11/11

Cursos online para horas complementares em Comunicação Social

   Todos os estudantes universitários sabem que precisam cumprir uma certa quantidade de horas complementares de atividades para concluir a graduação.    O problema é que, a grande maioria dos estudantes, não leva isso muito a sério e, quando chega ao último ano da graduação, está em situação bastante delicada com relação à isso, principalmente porque, além de ter que concluir as horas complementares está em pleno processo de estudo e escrita do tão famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).    Para dar uma ajudinha, deixo aqui alguns links com cursos online, que podem ajudar na complementação destas horas de forma mais prazerosa, pois é possível escolher um curso que seja de grande interesse do aluno e, também, de forma prática, pois a maioria dos cursos online permitem estudar no tempo livre.   Certifique-se de que quer realmente fazer o curso e de que sua faculdade|universidade aceita o certificado emitido pela instituição escolhida. Bons estudos! Links de cursos gratuitos

Papyrus: editor de e-book

 Reprodução:   Papyrus: editor de e-book  Papyrus é uma ferramenta que permite criar facilmente um e-book de modo colaborativo. A plataforma permite exportar o livro no formato PDF, Kindle e e-pub. Uma vez a obra acabada, os autores, ou autor, podem colocar o livro à venda nas principais livrarias on-line. Acessei a versão teste do Papyrus e achei sua utilização muito simples, bastante clean e intuitiva. Na versão gratuita há o limite de 5000 palavras. O custo de criação de um livro completo é de 20 dólares. Publicado por Web para Educadores: http://webparaeducadores.blogspot.com.br/2013/06/papyrus-editor-de-e-book.html