Pular para o conteúdo principal

Jogo ajuda na educação de crianças com autismo

Para quem trabalha com crianças autistas, vale a pena testar!

Reprodução:


Olá leitores do Canal do Ensino!
Pais e educadores de crianças com autismo têm mais uma ferramenta a seu serviço. Um jogo criado por um mestre em ciências da computação pela PUC-RJ auxilia na alfabetização de estudantes nessa condição. Chamado Aiello, em homenagem a Santa Elena Aiello, a plataforma permite à criança associar nomes e imagens de objetos, ampliando seu vocabulário. “É um jogo simples que tem um personagem principal, um esquilo, que solicita uma palavra qualquer para a criança. Ele pede prato, então tem um prato lá e ela seleciona”, explica o criador Rafael Cunha. Existe ainda a possibilidade de configurar o jogo para que, em vez de objetos, apareçam palavras, o que o faria útil também para auxiliar no aprendizado das palavras escritas.

autismo Jogo ajuda na educação de crianças com autismo
O software foi criado por Rafael como parte da sua dissertação de mestrado, defendida em dezembro do ano passado. A novidade é que o programa, que estava disponível apenas para a realização da pesquisa, foi liberado para acesso do público geral e já conta com uma série de usuários.
A motivação para o desenvolvimento desse aplicativo veio da esposa de Rafael. Fonoaudióloga, ela estava atendendo uma criança com autismo que tinha dificuldade de socialização, mas se interessava muito por computadores. Logo, ele procurou uma maneira de usar o dispositivo para a alfabetização de crianças nessa condição.
Segundo o psicólogo especialista na área Robson Faggiani, o uso da informática pode ser de grande importância na educação de autistas, já que eles costumam gostar de mídias interativas, como vídeos e games. Faggiani acredita que, desde que usadas com moderação e como complemento ao ensino regular, essas ferramentas são muito úteis.
A professora do Departamento de Psicologia da PUC-RJ Carolina Lampreia auxiliou Cunha a entender as necessidades da criança com autismo. Ela realça que o método utilizado pelo jogo é interessante, pois trabalha de modo lúdico com o intuito de motivar a criança. Assim, ela se sente estimulada a seguir realizando as tarefas solicitadas. “O modelo que ele utilizou é muito interessante, chama-se escolha segundo a amostra. Você tem uma amostra e duas opções. Se escolhe a certa, a criança é recompensada de alguma forma, toca uma música ou o bonequinho se mexe”, explica.
Outra vantagem apontada pelo psicólogo é que a maior parte desses programas de computador é desenvolvida em outros países, o que torna o uso por crianças brasileiras mais difícil. Faggiani elogia a iniciativa: “É bom que um brasileiro esteja fazendo isso em português. Sou completamente a favor do uso”, diz.
O jogo é recomendado para crianças entre cinco e nove anos e está disponível no site www.jogoseducacionais.com, compatível com qualquer navegador de internet, tanto em dispositivos móveis quanto em computadores.

Fonte: Ser Universitário

http://canaldoensino.com.br/blog/jogo-ajuda-na-educacao-de-criancas-com-autismo
 

Postagens mais visitadas deste blog

Monte sua Biblioteca Virtual!

Dica muiiiiito legal do Blog Mídia8   Fonte : http://blogmidia8.com/biblioteca-virtual-html   (Reprodução) 465 e-books sobre comunicação, internet, redes sociais e web 2.0 para download Abaixo listamos 465 livros (a lista sempre irá crescer com a ajuda de vocês) em inglês, espanhol e, é claro, em português. É só você clicar no nome da obra para fazer o download da respectiva publicação, direto da página do blog @ midia8 no Issuu , Slideshare ou em outros lugares da web em que o material estiver disponível. Para uma ajuda, basta apertar ctrl + F e digitar o nome do livro. Boa leitura a todos! "Quer copiar a lista? Tudo bem, pode copiar. Mas pelo menos tenha a consciência de remeter um link para cá: http://blogmidia8.com/biblioteca-virtual-html . Não saia por aí dizendo que foi você quem montou porque não foi. Combinado? "   Na língua dos brazucas (português) Como escrever para a web (Guillermo Franco) O que é o virtual? (Pierre Lévy) Jorna...

Portal QEdu, da Fundação Lemann e Meritt Informação Educacional

(Reprodução)   Fonte: http://profissaomestreegestaoeducacional.blogspot.com/2012/11/fundacao-lemann-e-meritt-informacao.html     A Fundação Lemann e a startup Meritt Informação Educacional lançaram nesta terça-feira o portal QEdu , a maior plataforma de informações sobre a educação básica no Brasil . O portal permite que qualquer pessoa, especialista ou não, encontre dados sobre a qualidade da educação de forma clara e interativa, possibilitando conhecer a fundo o desempenho de nossos estudantes e os fatores a ele relacionados. Tendo como fontes a Prova Brasil e o Censo Escolar , o QEdu reúne informações detalhadas sobre cada escola, cidade e Estado do País , permitindo desde comparações simples até análises mais aprofundadas. Outro diferencial do portal é a disponibilização de um grande banco de dados sobre o perfil dos estudantes , diretores e professores , além de um detalhamento sobre as condições de infraestrutura e matrícula nas escolas. ...

Mentoria para 'Aprimoramento' de marca

  Este trabalho é um 'aprimoramento' da marca Animalesko (pois a ideia inicial veio dos membros criadores da marca), uma startup da área pet, da qual fui mentora no processo de aceleração Impulse. Após o desenvolvimento da marca, a identidade foi criada e as peças fundamentais para o projeto ganham vida aos poucos, após o resultado de uma pesquisa de mercado que os ajudou a pensar melhor sobre o público consumidor. É possível conhecer mais sobre o projeto no site, ainda em fase de desenvolvimento e final de processo de aceleração: aqui!