Pular para o conteúdo principal

4 habilidades necessárias para entrar na faculdade

Me deparei, hoje, com este post do Lendo.org e fiquei pensando: algo tão simples e tão difícil de desenvolver nos nossos alunos!

Sim, pensei no "desenvolver" pois, a maioria dos alunos que "tento" ensinar na Educação Superior não apresenta nenhuma destas habilidades e é preciso desenvolver quando eles já estão na faculdade.

Quando tentamos torná-los eficientes e autônomos somos tratados como pessoas desorientadas e que não sabem o que estão fazendo.

É triste, não é? Os alunos tratam seus professores como seres "ruminantes". Querem que fiquemos mastigando e preparando a informação e o conhecimento para "passar" tudo prontinho para eles digerirem sem esforço algum.

O post trata justamente disso, habilidades necessárias para "entrar na faculdade" mas, não é o que acontece. Por isso, também pergunto: você é um deles?



Reprodução:

Recentemente tenho entrado em contato com alunos universitários através de cursos de
extensão ministrados por mim ou com aulas particulares que alguns solicitam.


O que tenho visto levou-me a refletir novamente sobre o nível de preparo de nossos universitários, que a cada dia chegam ao ensino superior com menos que o mínimo necessário para o bom aproveitamento do curso.

Quando todos pensávamos que nos depararíamos com uma geração nova, interligada ao universo digital, vejo que esse cenário limita-se ao uso básico de funções das redes sociais — alguns nunca utilizaram um editor de texto (Word)!

A partir dessa experiência, busquei pensar em algumas habilidades indispensáveis àqueles que ingressam em uma universidade.

Elenquei 4 delas. Todas poderiam tranquilamente ser trabalhadas durante a  trajetória escolar por professores de todas as áreas, pois dependem estritamente de um movimento de orientação aos estudos que todo aluno da educação básica deveria receber.

Antes de ir para a faculdade, você deve saber:

Gerenciar seus horários com disciplina

Dosar o tempo entre amigos, família, atividades extra e trabalhos acadêmicos não é fácil. O que diferencia os estudantes de sucesso dos demais, contudo, é justamente a disciplina para gerenciar seus horários seguindo uma agenda rígida — isso pode evitar muitos problemas a médio e longo prazo.

Um passo importante nesse processo é pensar sobre como você quer abordar suas tarefas da faculdade: sua mente funciona melhor de manhã ou à noite? Prefere trabalhar por pouco tempo, fazendo intervalos regulares, ou é daqueles que preferem mergulhar nos estudos por horas e horas?

Considerar esses aspectos vai facilitar suas tomadas de decisão em torno da escolha dos melhores horários e do que fazer em cada um deles. Pense em organizar suas tarefas em ordem de prioridade, reservando espaços para lazer, mas sem atrapalhar o foco principal: seus estudos.

Horários de Estudo
Horários de Estudo – Organização do Tempo é primordial para o bom desempenho acadêmico
Conheça nosso Curso de Administração do Tempo

Possuir mínimas habilidades de pesquisa

Você sabe onde procurar por informação confiável? Sabe que tipo de fonte é válida como recurso acadêmico? Sabe como citar informações e especificar de onde ela foi retirada? Já ouviu falar de termos como citação direta, citação indireta e paráfrase? Sabe o que é a ABNT e o que ela faz? Acha a Wikipedia uma fonte de pesquisa excelente?

Se você teve problemas com essas questões e respondeu “sim” para a última, terá
muitas dores de cabeça ao realizar uma pesquisa acadêmica.


Utilize a internet para pesquisar sobre o assunto até conseguir responder detalhadamente todas as perguntas listadas acima.

Saber organizar-se

Organização é tudo - habilidade essencial para universitários 

Correndo o risco de soar como seu pai, devo dizer que organização é TUDO. Se você já aprendeu a definir horários, ótimo, mas isso só não basta. Você deve manter seu material organizado, seus livros, polígrafos e anotações em ordem e ainda ter uma agenda ou calendário (em papel ou usando uma app do seu smartphone) com todas as suas tarefas.

A faculdade não é a escola!
Não vai ter ninguém lá para lhe passar a lição de casa ou trabalhos prontos. Acostume-se a fazer todos os trabalhos com antecedência ou então será fim de jogo pra você. Simples assim.


Aqui no blog há alguns artigos que podem lhe ajudar com o processo de aprender a organizar-se. Veja:

Saber usar planilhas, editores de texto e fazer apresentações de slides

Você pretende mesmo entrar para um curso superior sem saber usar o Word, Excel e PowerPoint?

Esse é um dos grande absurdos que vi recentemente. Vários alunos que diziam “nem ter instalado no computador esses programa[sic]“.

Você precisará do Word para digitar seus trabalhos, formatando-os segundo as normas da ABNT. Precisará do PowerPoint para organizar apresentações de seus trabalhos e, se for mesmo organizado, precisará do Excel para manter suas notas e seus gastos universitários em um só lugar.

Chega a ser bizarro alguém chegar ao Ensino Superior, hoje, sem saber utilizar tais recursos. É como alguém chegar ao Ensino Médio sem saber ler.
Faça um Curso de Word Faça um Curso de Excel Faça um Curso de Power Point

O termo Ensino Superior não está aí por nada. Nesse nível você deve ser capaz de realizar coisas que um aluno do Ensino Básico não seria capaz.

Apesar disso, você já deve chegar lá preparado para enfrentar um contexto completamente diferente ao da escola. A universidade é local de estudo, trabalho e pesquisa científica — coisas nas quais só os mais disciplinados obterão sucesso.

Você é um deles?



Fonte: http://www.lendo.org/ 

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades on-line: Sistemas do Corpo Humano

Vou reproduzir aqui uma dica, interessantíssima, do Blog Utilizando as Mídias na Educação , que é um blog que visito frequentemente para aprender mais e selecionar conteúdos importantes que repasso aos meus alunos da Pedagogia. Gostaria de deixar registrado meus sinceros agradecimentos à Prof. Fernanda Tardin, que é a autora deste blog, pelo excelente trabalho e pela ajuda incondicional ao nosso trabalho docente. Parabéns! Reprodução na íntegra: Descobri uma excelente dica no Blog Minha Caixa Mágica da querida Ana Paula. Atividades on-line para reforçar conteúdos de Ciências já estudados. Uma forma lúdica, agradável e sobretudo interativa de estudar. Sistema Circulatório Sistema Respiratório Sistema Digestório Sistema Urinário Aproveite para aprender bastante enquanto se diverte! Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/atividades.aspx , visitado em 04/11/11

Cursos online para horas complementares em Comunicação Social

   Todos os estudantes universitários sabem que precisam cumprir uma certa quantidade de horas complementares de atividades para concluir a graduação.    O problema é que, a grande maioria dos estudantes, não leva isso muito a sério e, quando chega ao último ano da graduação, está em situação bastante delicada com relação à isso, principalmente porque, além de ter que concluir as horas complementares está em pleno processo de estudo e escrita do tão famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).    Para dar uma ajudinha, deixo aqui alguns links com cursos online, que podem ajudar na complementação destas horas de forma mais prazerosa, pois é possível escolher um curso que seja de grande interesse do aluno e, também, de forma prática, pois a maioria dos cursos online permitem estudar no tempo livre.   Certifique-se de que quer realmente fazer o curso e de que sua faculdade|universidade aceita o certificado emitido pela instituição escolhida. Bons estudos! Links de cursos gratuitos

Papyrus: editor de e-book

 Reprodução:   Papyrus: editor de e-book  Papyrus é uma ferramenta que permite criar facilmente um e-book de modo colaborativo. A plataforma permite exportar o livro no formato PDF, Kindle e e-pub. Uma vez a obra acabada, os autores, ou autor, podem colocar o livro à venda nas principais livrarias on-line. Acessei a versão teste do Papyrus e achei sua utilização muito simples, bastante clean e intuitiva. Na versão gratuita há o limite de 5000 palavras. O custo de criação de um livro completo é de 20 dólares. Publicado por Web para Educadores: http://webparaeducadores.blogspot.com.br/2013/06/papyrus-editor-de-e-book.html