Pular para o conteúdo principal

Entrevistas sobre Educação a Distância - trabalhos dos meus alunos de Pedagogia

Prezados alunos e visitantes (este post vai ficar enorme e peço-lhes desculpa por isso), só os fortes conseguirão ler até o final...

Atualmente tenho tido poucos momentos de felicidade quando relacionados à profissão docente. Muitos são os entraves e pedras colocados nos caminhos dos professores. Sinto informar-lhes, sem educadores não é possível educar. Esses pensamentos mais recentes me fizeram lembrar de um professor, da minha época de graduação, ao qual não dei o devido valor na época, pois não consegui compreender a profundidade do que ele tentava me ensinar naquele momento. Só muitos anos depois, pude compreender que o que ele dizia, e era exatamente isso: “Só crescemos e criamos mediante a dor. Precisamos sofrer para aprender e criar".
No entanto, vez ou outra, em meio a toda essa luta de querer ensinar sem sucesso, conseguimos momentos de alegria intensa. Esta semana, tive um momento assim. Ao receber os trabalhos do 5º período de Pedagogia, pude compreender porque eu continuo insistindo nesta profissão.
Ao mesmo tempo em que fico feliz sinto um leve desconforto, pois sei que é o último semestre desta turma e muitos alunos deixarão saudades.
Poucos deles sabem, ou imaginam, o quanto me ensinaram e cativaram. Na verdade, pode ser este o motivo de continuar tentando. Gosto tanto de aprender, provavelmente mais do que ensinar.
Aprendi com todos eles mas, alguns, em especial, me ensinaram coisas realmente simples e importantes. Com o Edvaldo, que toda manhã fica sentadinho na entrada da biblioteca, aprendi que ler pode ser em qualquer lugar e a qualquer hora que tiver disponível, nem que seja às 7h50 da manhã, enquanto espera a biblioteca abrir. A Maria Inês, cujo filho já foi meu aluno também, aprendi que é perfeitamente possível ser mãe, esposa, dona de casa, trabalhar fora e ser aluna com muita dedicação. Tudo isso tirando sempre as melhores notas. Com o Elson, aprendi que o esforço, por maior que seja, nem sempre vence o cansaço e o sono em sala de aula. No meio da aula, muitas vezes, o pego dormindo como se estivesse sorrindo para mim e dizendo: professora, fique tranquila, também aprendo enquanto durmo. A Angélica, que é angelical não apenas no nome, me ensinou que a juventude, a delicadeza e a beleza, andam bem juntas e também são competentes. Com a Nádia, (ah, essa Nádia me deu um trabalho), aprendi muito sobre o poder de meio ponto na média de um bimestre. Meio ponto pode causar um “enfurecimento” surreal, principalmente se for meio ponto a menos do que a média tirada em Matemática (que ela julga ser mais difícil do que minha disciplina). Tudo bem Nádia, mas, 9,5 e 10,0, é quase a mesma coisa. Não é! Ah, e tem a Claudinhha, baixinha e arretada de interessada. Essa tá entrando em uma roubada, quer ser minha orientanda! Sem contar a Neusa, mais hiperativa do que ela não conheço, fala o tempo inteiro e também anota tudo o que falo, com vírgulas e "poréns". Com ela aprendi que preciso reduzir o tempo de mudança dos slides...estou tentando Neusa, eu juro! É muita gente. Não é possível contar sobre todos e tudo que me ensinaram aqui.

Bem, nem preciso dizer que já estou sentindo falta desse pessoal que tanto me ensinou. Para vocês entenderem, o que estes e outros personagens me proporcionaram neste último semestre, assistam aos vídeos dos seus trabalhos de encerramento de semestre: Entrevista com alunos de EaD. 


Com vocês, entrevistas e opiniões diversas sobre a Educação a Distância.

Agradecimentos especiais aos entrevistados, que colaboraram com meus alunos e proporcionaram uma imensa aprendizagem a todos eles.

 .....

Antes de assistirem ao vídeos, gostaria de comentar brevemente como foi o início desse projeto:

No começo deste semestre letivo eu lancei uma proposta aos alunos da disciplina de Educação a Distância, incentivando-os a fazer um curso a distância, de sua livre escolha, no lugar de fazerem os trabalhos presenciais da disciplina. Eu acompanhei todos os alunos, por meio de seus logins e senhas, que foram cedidos por eles próprios, para que eu pudesse acompanhar sua evolução e rendimento nos cursos.

Dessa proposta, surgiu o trabalho do 2º bimestre onde, os alunos que não fizeram os cursos a distância, deveriam entrevistar os colegas que os fizeram e aprender com eles.

Então, vamos lá!?

Entrevista 1: esta entrevista foi realizada com a nossa aluna do curso de Pedagogia, Cristiane, que antes de ser nossa aluna foi aluna de Graduação na modalidade a Distância:
 

Entrevista 2: esta entrevista foi realizada com a Michele, que também é nossa aluna. Michele foi uma das alunas que aceitou o desafio do semestre e agora conta o que aprendeu:

Entrevista 3: alguns grupos foram além, saíram da proposta inicial e buscaram outros amigos, conhecidos e professores, que já passaram pela experiência da Educação a Distância. Este é um deles, entrevista com professora Luzia Cruz.



Entrevista 4: o Edvaldo, sim, aquele que fica lendo toda as manhãs...de aluno virou repórter por um dia! Agora é comigo Edvaldo...rsrsrs. Achou que eu não ia retribuir esta super entrevista? Agradeço, de coração, à Cristina e ao Francisco, pela disponibilidade e atenção. Seus ensinamentos são muito importantes para meus alunos.


Até registro após o momento da gravação o Edvaldo entregou:
Francisco, Cristina, Elson(aluno), Neusa(aluna) e Edvaldo (trio parada dura)!

Entrevista 5: este Grupo entrevistou a Juliana Medeiros, muito legal!



Entrevista 6: aqui, nossa repórter especial foi a Ivana, entrevistando a querida Larissa Nossa Martinez!




Entrevista 7: a entrevista aqui é especial! Angélica, aquela, angelical que só ela....




Entrevista 8: e, essa é a edição especial da "TV UNI"...criatividade a mil dessa turma, com direito a cenário! E, a Mariana (entrevistadora), um pouquinho nervosa mas sempre charmosa, com figurino de repórter! A entrevistada é, ninguém menos, do que a querida Claudinha! Já falei dela lá em cima. Dispensa mais comentários.



Não foi possível postar todos os vídeos no Youtube, nem relatar aqui todos os bons trabalhos. Peço desculpas a quem ficou de fora.

Obrigada a todos os alunos pelo empenho!


Um abraço aos que citei aqui, aos que não citei, um abraço imenso...pois minhas memórias são muitas e não cabem neste blog! A todos, o meu muito obrigada pelas experiências trocadas e as conversas de final de aula! Sucesso a todos vocês...

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades on-line: Sistemas do Corpo Humano

Vou reproduzir aqui uma dica, interessantíssima, do Blog Utilizando as Mídias na Educação , que é um blog que visito frequentemente para aprender mais e selecionar conteúdos importantes que repasso aos meus alunos da Pedagogia. Gostaria de deixar registrado meus sinceros agradecimentos à Prof. Fernanda Tardin, que é a autora deste blog, pelo excelente trabalho e pela ajuda incondicional ao nosso trabalho docente. Parabéns! Reprodução na íntegra: Descobri uma excelente dica no Blog Minha Caixa Mágica da querida Ana Paula. Atividades on-line para reforçar conteúdos de Ciências já estudados. Uma forma lúdica, agradável e sobretudo interativa de estudar. Sistema Circulatório Sistema Respiratório Sistema Digestório Sistema Urinário Aproveite para aprender bastante enquanto se diverte! Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/atividades.aspx , visitado em 04/11/11

Cursos online para horas complementares em Comunicação Social

   Todos os estudantes universitários sabem que precisam cumprir uma certa quantidade de horas complementares de atividades para concluir a graduação.    O problema é que, a grande maioria dos estudantes, não leva isso muito a sério e, quando chega ao último ano da graduação, está em situação bastante delicada com relação à isso, principalmente porque, além de ter que concluir as horas complementares está em pleno processo de estudo e escrita do tão famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).    Para dar uma ajudinha, deixo aqui alguns links com cursos online, que podem ajudar na complementação destas horas de forma mais prazerosa, pois é possível escolher um curso que seja de grande interesse do aluno e, também, de forma prática, pois a maioria dos cursos online permitem estudar no tempo livre.   Certifique-se de que quer realmente fazer o curso e de que sua faculdade|universidade aceita o certificado emitido pela instituição escolhida. Bons estudos! Links de cursos gratuitos

Portal EduKbr

O Grupo de Pesquisas KBr/PUC-Rio, em colaboração e  parceria da Affero – empresa de tecnologia voltada para a Educação desenvolveu o Portal EduKbr que é um ambiente educacional motivador, atraente, lúdico e seguro que apresneta sites temáticos, nos quais são apresentados  conteúdos e propostas de qualidade que integram diversas áreas do conhecimento. "Suas metas são estimular e desenvolver: a curiosidade, o bom uso das inúmeras  possibilidades da web, o prazer de pesquisar, a prática do trabalho cooperativo, e a  consciência crítica e reflexiva para a formação de cidadãos participativos, sujeitos e transformadores para atuarem na nova Sociedade da Informação." Entre os conteúdos e atividades relacionados no portal podemos encontrar links para os seguintes sites: Arte Manhas, Bubudad@ , Celeiro de Projetos, Central de Comunicação, Colunas do Portal, Estúdio Web, Kiagito, Leitura & Escrita, Mochila nas Costas, Oficina de Aprendizagem e Profs Oline. V