Pular para o conteúdo principal

Dicas para Administrar o Tempo dos Filhos na Internet

 
Artigo de Ana Paula Barros de Paiva
 
 
(Reprodução)

Dicas para Administrar o Tempo dos Filhos na Internet
Antes das sugestões para administrar o tempo dos filhos na internet, redes sociais e jogos, é interessante analisar qual o tempo que os pais ou responsáveis pela criança utilizam navegando pelas redes sociais, jogos e no uso da internet em geral.

Reflita se, como responsável, você está sendo um exemplo de internauta descontrolado ou um internauta para benefício próprio.

Percebendo isso, você, então, terá postura e falas convincentes para apoiar o filho na administração de seu tempo.

1.Acompanhe as Redes Sociais do seu filho.
Ele, certamente, possui uma diversidade de páginas sociais, e-mails, aplicativos de bate-papo espontâneo (alguns, talvez, você ainda não conheça).

2.Procure sempre conversar com ele sobre como encontra os amigos na internet.
Seja amigo do seu filho! Antes de corrigi-lo, entenda como acontece sua busca por amigos e o porquê de a internet ser tão importante para ele.

3.Jogue com seu filho.
O que pode ser tão divertido no computador, que ele opta por mais tempo na frente dele do que brincando de bola ou qualquer coisa do tipo? Experimente jogar com ele, de modo a propor atividades externas tão divertidas quanto os jogos digitais.

4.Imponha um tempo-limite diário.
Ele fica horas à frente do computador, passa a noite acordado e vai mal nas aulas. Então, é hora de colocar um limite! Não existe um tempo adequado, mas os pais e/ou responsáveis precisam ficar em alerta. Tudo na vida precisa de limites, tudo que é demais prejudica uma vida saudável.

5.Converse sempre.
Percebendo qualquer atitude diferente em seu filho, chame-o para conversar (Importante conversar sempre, não apenas quando algo errado estiver acontecendo). Seja uma pessoa de confiança, para que ele sempre tenha liberdade e sinta-se à vontade para contar sobre a vida dele para você.

6.Não demonstre “raiva” frente a esses recursos tecnológicos.
A “raiva” pode ser um incentivador de buscas incansáveis pela internet, daquilo que não agrega pontos positivos para a vida. Para você, essa alta tecnologia pode ser algo muito ruim, mas para seu filho não é. Afinal, para crianças, adolescentes e jovens de hoje, é a coisa mais “prazerosa” que foi criada.

7.No meu tempo não era assim.
Mas no tempo deles tem sido! Então, a alternativa é: Aprenda a usar e tenha suas páginas nas redes sociais, assim, você poderá seguir seu filho e entender um pouco desse “mundo” que tanto lhe atrai.

8.Faça refletir.
Mostre a ele os aspectos positivos e negativos de viver conectado, ganhos e perdas. Faça-o perceber o tempo, bem como é ele que terá que ter responsabilidade e a autonomia no gerenciamento desse tempo. Portanto, ele também assumirá as consequências que possam vir.

Atualmente, falar de Educação está ficando cada vez mais delicado, é preciso mudanças não somente no contexto social, como também nas famílias.

Os pais são consumidos pelo trabalho, e os filhos levados ao consumismo, pois muitos pais tentam suprir sua ausência com bens materiais.

Por isso, tem sido cada vez mais importante aproveitar o tempo com as“joias” mais raras que uma pessoa pode ter, a família, estar junto, um viés que se abre a cada ano.
....................................................................
 
Este artigo é de Ana Paula Barros de Paiva Orientadora Educacional na área de Informática Educacional na empresa Planeta Educação; Graduada em Pedagogia com ênfase em projetos educativos, tendo larga experiência no ensino e desenvolvimento da Educação Infantil em escolas públicas e privadas. E-mail: anapaula.paiva@fk1.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos online para horas complementares em Comunicação Social

   Todos os estudantes universitários sabem que precisam cumprir uma certa quantidade de horas complementares de atividades para concluir a graduação.    O problema é que, a grande maioria dos estudantes, não leva isso muito a sério e, quando chega ao último ano da graduação, está em situação bastante delicada com relação à isso, principalmente porque, além de ter que concluir as horas complementares está em pleno processo de estudo e escrita do tão famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).    Para dar uma ajudinha, deixo aqui alguns links com cursos online, que podem ajudar na complementação destas horas de forma mais prazerosa, pois é possível escolher um curso que seja de grande interesse do aluno e, também, de forma prática, pois a maioria dos cursos online permitem estudar no tempo livre.   Certifique-se de que quer realmente fazer o curso e de que sua faculdade|universidade aceita o certificado emitido pela instituição escolhida. Bons estudos! Links de cursos gratuitos

Atividades on-line: Sistemas do Corpo Humano

Vou reproduzir aqui uma dica, interessantíssima, do Blog Utilizando as Mídias na Educação , que é um blog que visito frequentemente para aprender mais e selecionar conteúdos importantes que repasso aos meus alunos da Pedagogia. Gostaria de deixar registrado meus sinceros agradecimentos à Prof. Fernanda Tardin, que é a autora deste blog, pelo excelente trabalho e pela ajuda incondicional ao nosso trabalho docente. Parabéns! Reprodução na íntegra: Descobri uma excelente dica no Blog Minha Caixa Mágica da querida Ana Paula. Atividades on-line para reforçar conteúdos de Ciências já estudados. Uma forma lúdica, agradável e sobretudo interativa de estudar. Sistema Circulatório Sistema Respiratório Sistema Digestório Sistema Urinário Aproveite para aprender bastante enquanto se diverte! Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/atividades.aspx , visitado em 04/11/11

Portal EduKbr

O Grupo de Pesquisas KBr/PUC-Rio, em colaboração e  parceria da Affero – empresa de tecnologia voltada para a Educação desenvolveu o Portal EduKbr que é um ambiente educacional motivador, atraente, lúdico e seguro que apresneta sites temáticos, nos quais são apresentados  conteúdos e propostas de qualidade que integram diversas áreas do conhecimento. "Suas metas são estimular e desenvolver: a curiosidade, o bom uso das inúmeras  possibilidades da web, o prazer de pesquisar, a prática do trabalho cooperativo, e a  consciência crítica e reflexiva para a formação de cidadãos participativos, sujeitos e transformadores para atuarem na nova Sociedade da Informação." Entre os conteúdos e atividades relacionados no portal podemos encontrar links para os seguintes sites: Arte Manhas, Bubudad@ , Celeiro de Projetos, Central de Comunicação, Colunas do Portal, Estúdio Web, Kiagito, Leitura & Escrita, Mochila nas Costas, Oficina de Aprendizagem e Profs Oline. V