Review – Design de Embalagem – 100 Fundamentos de Projeto e Aplicação

E aí pessoal tudo beleza? Depois de um tempo eu estou de volta para compartilhar com vocês mais um review de livro de design para vocês que gostam de aprender através de bons livros. E o review de hoje foi escolhido especialmente para quem curte o design de embalagens.
Projetar uma embalagem não é uma tarefa fácil, além de criatividade na criação da forma também são necessários conhecimentos sobre materiais, produção, venda, armazenamento etc. O design de embalagens também é um dos que mais atrai o interesse de estudantes e profissionais das áreas de criatividade.
E é justamente para ajudar os designers de embalagens a criarem projetos criativos que foi lançado o livro “Design de Embalagem – 100 Fundamentos de Projeto e Aplicação“, esse livro é o terceiro da coleção de “100 fundamentos” que inclusive já fiz o review aqui dos exemplares que abordam a tipografia e diagramação.
DSC01142
O livro é uma das publicações de design da editora Blucher e as autoras são Sarah Roncarelli eCandace Ellicott que são diretoras da Fifty Strategy & Creative, uma empresa de design especializada em design de marcas e em marketing.
Candace e Sara criam logotipos, identidades de marcas e aplicações para todas as mídias, incluindo transmissão e distribuição de informações, peças impressas e internet para produtos e serviços de vários setores de mercado. São profissionais criativas, experientes e eternas pesquisadoras dos grandes pensadores da criação e das estratégias, independentemente do meio em que atuem.
DSC01143
DSC01146
DSC01147
Esse título, assim como os outros da coleção, é excelente e sem dúvida um dos melhores quando se trata de projeto de embalagem. O conceito é o mesmo dos outros títulos que já foram compartilhados aqui na série de reviews, apresentar 100 fundamentos sobre o projeto de design de embalagem.
Com o passar dos séculos, papel, madeira, cerâmica, bronze e ferro foram sendo utilizados, cada um a seu tempo, como materiais para embalagens – Introdução do livro
Com uma leitura agradável, a cada duas páginas um novo fundamento é ensinado através de um breve texto e principalmente com muitas referências visuais de grandes projetos realizados por alguns dos melhores profissionais e agências de design e criatividade.
DSC01144
DSC01148
DSC01149
Assim como os outros exemplares da coleção, o livro tem uma leitura bem agradável, didática e direta, os fundamentos são apresentados de forma bem clara e elaborada, sempre demonstrando através de projetos reais como aquele fundamento se aplica na prática.
Para ser relevante, o design da embalagem deve sugerir o produto que contém ou o público ao qual ela se destina – Sarah e Candace
Sendo assim o livro é completamente recheado de belas imagens de excelentes projetos de embalagens de grandes marcas, todas muito criativas e que sem dúvida devem servir de referência para quem deseja projetar uma embalagem criativa e funcional.
DSC01145
DSC01150
DSC01151
Como o título mesmo diz o livro se divide em 100 capítulos, onde cada um apresenta um fundamento diferente sobre o design de embalagens. Confira agora o conteúdo que é abordado no livro:
  • INTRODUÇÃO
    O DESAFIO DO DESIGN

    1. Obtenha o briefing correto 2. Design para o cliente, não para si próprio 3. Organizando uma linha de produtos 4. Design para marca própria 5. Design para expor 6. Relevância do design da embalagem
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE DESIGN: MATERIAIS
    7. Pesquisar as opções 8. Design de vidros e garrafas 9. Papel cartão 10. Metal 11. Plástico12. Embrulhos 13. Materiais inovadores
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE DESIGN: FORMAS
    14. Marcas que incluem a forma 15. Forma define função, Função define forma 16. Design de sacolas 17. Embalagens moldadas 18. Linha de limite gráfico 19. Dobras especiais 20. Janelas reveladoras 21. Inovação
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE DESIGN:RÓTULOS
    22. Design de rótulos 23. Formato 24. Aberturas e dobras em rótulos CONSIDERAÇÕES SOBRE DESIGN:IMPRESSÃO 25. Litografia com quatro cores 26. Litografia com três ou menos cores 27. Flexografia 28. Gravação a laser 29. Serigrafia 30. Técnicas especiais: tintas e vernizes 31. Técnicas especiais: estampagem metálica
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE MARCA E MERCADO
    32. Embalagem como ferramenta de vendas 33. Dados demográficos 34. Dados psicográficos 35. Design com padrão de marca 36. Embalagens para mastígio 37. O que há num nome? 38. Embalagens mascotes 39. Banho, beleza e saúde 40. Tecnologia 41. Doces e confeitos 42. Vinhos e licores 43. Bebidas 44. Livros e mídias 45. Moda 46. Alimentos 47. Casa e jardim 48. Produtos para crianças 49. Material de escritório e de arte 50. Produtos para animais de estimação 51. Artigos para adultos
  • DESIGN SUSTENTÁVEL
    52. Práticas sustentáveis 53. Impressão sutentável 54. Opções de plástico 55. Opções de papel 56. Embalagens multiuso 57. Embalagens biodegradáveis e recicláveis
  • PROCESSO DE DESIGN
    58. Criar uma ligação emocional 59. Contar uma história 60. Definir o tom correto 61. Design lúdico 62. Metáforas e parábolas 63. Humor e perspicácia 64. Informar 65. A arte do exagero 66. Imite com “Faux” 67. Buscando o equilíbrio 68. Explorar padrões 69. Linhas e regras 70. Pintura e desenho 71. Iconografi a e simbolismo 72. Xilogravuras e desenhos73. Fotografia 74. Design retrô 75. Uso tático das cores 76. Ausência de cores 77. Exagero nas cores 78. Não esconda a base 79. Design minimalista 80. Usar todos os lados 81. Hierarquia e dominância 82. Noções básicas sobre letras 83. Fontes que dão humor e caráter 84. Letras artesanais 85. Letras como imagem 86. Adaptando de outras línguas 87. Código de barras e informações importantes 88. Impacto na prateleira 89. Proteção para o produto 90. Desembrulhando 91. Design de funcionalidade conveniente 92. Vários produtos por embalagem 93. Embalagens decorativas e colecionáveis 94. Gargalos, etiquetas e acessórios 95. Quebrando as regras
  • PESQUISA E REVISÃO
    96. Testando e fazendo alterações 97. Medição do retorno do investimento 98. Antecipando a marca de amanhã 99. Pesquisa com o cliente 100. Celebrando uma marca de sucesso
Uma das principais características, não somente desse livro mas também nos outros da série, é que ele pode ser utilizado para constante consulta, não é um livro que você ira ler uma única vez e guardar em sua biblioteca mas sim deixar ao seu lado quando estiver projetando.
Materiais bem escolhidos melhoram a experiência visual da embalagem, criam interesse ao tocar, reduzem (ou aumentam) os custos e aumentam (ou diminuem) o impacto ambiental – Sarah e Candace
Então é isso aí pessoal, o livro é leitura obrigatória para quem estuda ou trabalha com design de embalagem, e para quem está na área de design gráfico é também uma excelente aquisição devido as suas muitas referências visuais de composições, cores, diagramação etc.
E se você quiser adquirir o livro basta acessar o site da editora Blucher, como já disse aqui anteriormente, lá você pode dar uma folheada virtual no livro além de poder fazer o download de uma amostra grátis em .PDF, e você pode fazer tudo isso clicando no link abaixo:

»»» ADQUIRA O LIVRO AQUI «««

E se você gostou desse review não esquece de curtir ele e de compartilhar nas suas redes sociais, aproveita também e comenta aí embaixo dizendo se você gosta do design de embalagem ou simplesmente dizendo se você gostou do artigo.
Aproveito também para convidar vocês para visitarem o meu blog pessoal, o Design Zero Um que hoje está com um post novo onde estou falando um pouco sobre bloqueio criativo, e você pode acessar esse post clicando NESSE LINK.
É isso aí pessoal, eu vou ficando por aqui e você já sabe que pode acompanhar mais sobre o meu trabalho através do meu portfólio no Behance e do meu perfil no Instagram. Valeu e até o próximo post.
Confira o artigo original publicado pelo Choco La Design:
Review – Design de Embalagem – 100 Fundamentos de Projeto e Aplicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização deixa Facebook com mais de 2.000 emojis

É tempo de transformar