quinta-feira, 16 de julho de 2015

‘Com um jogo você sai do ambiente de sala de aula’

Reprodução:



aspasPor Alex Rodrigues Machado
Eu sou formado em química e no ano passado comecei a dar aulas no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Mato Grosso do Sul. A região em que atuo tem muitas indústrias do setor sucroenergético e precisava me qualificar para mediar o aprendizado dos alunos. Pensando em um jeito novo de ensinar o funcionamento de uma indústria de açúcar e álcool, que é um processo muito complexo, tive a ideia de criar um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas.
O jogo contempla todos os setores de uma indústria sucroalcooleira. Os alunos se organizam em grupos e competem para ver quem consegue completar o percurso primeiro. Todos começam pela entrega de cana-de-açúcar e, para avançarem pelos setores, as equipes devem responder perguntas sobre equipamentos, processos e insumos de cada etapa.
Arquivo Pessoal Diário de Inovações2

O jogo é aplicado aos módulos finais do curso, depois que os alunos já viram alguns conceitos sobre o funcionamento de uma indústria de açúcar e álcool. Ele funciona como uma avaliação diagnóstica. A ideia é perceber se os alunos conseguiram aprender sobre os setores. Se eles tiverem dificuldades em alguma etapa, tento sanar as dúvidas reforçando o conteúdo.
A complexidade desse tipo de indústria e a falta de recursos práticos na internet fez com que se pensasse em novos recursos para agregar ao processo ensino-aprendizagem. Com um jogo você sai do ambiente de sala de aula tradicional, que tem um instrutor na frente e todos os alunos assistindo. Conseguimos trabalhar com o imaginário e simular o funcionamento de uma indústria de açúcar e álcool. Além disso, é possível verificar várias competências, como o comportamento e o trabalho em grupo, já que temos que preparar os alunos para o ambiente de trabalho.
Eu tive um feedback bastante positivo da atividade. Após a aplicação do jogo, eles começaram a assimilar com mais facilidade os processos que envolvem a indústria sucroalcooleira. Alguns alunos vieram me falar que eles conseguiram enxergar de uma forma diferente o funcionamento da indústria. Minha intenção ainda é transformar esse jogo em um aplicativo para celular.
assinatura_professores_alex
* Diário de Inovações é uma seção com relatos de educadores que estão inovando dentro da sala de aula. Para compartilhar suas experiências com a gente, acesse aqui o formulário e conte sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Sua contribuição será muito importante na reconstrução do meu conhecimento!